COMAPETI


Comapeti (Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) é um colegiado formado por adolescentes engajados na luta contra o trabalho infantil e pelos direitos da criança e do adolescente de seu município. 

A formação dos comitês de adolescentes ocorre durante os encontros municipais de adolescentes pela prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Comapeti (Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) são colegiados formados por adolescentes engajados na luta contra o trabalho infantil e pelos direitos da criança e do adolescente do respectivo munícipio.

A formação dos comitês de adolescentes ocorre durante os encontros municipais de adolescentes pela prevenção e erradicação do trabalho infantil.


Os membros do Conapeti de Camaçari-BA, por exemplo, foram eleitos por ocasião do I Encontro Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Emapeti) de Camaçari. O mandato dos eleitos é de dois anos, mas o membro pode ser reeleito, salvo se tiver completado a idade limite prevista no regulamento do respectivo comitê.


Durante  os encontros os adolescentes falam dos casos de trabalho infantil que percebem no dia a dia de suas comunidades, de seus municípios e estados e debatem, em grupos, propostas de ações, projetos, programas e  políticas públicas de prevenção e enfrentamento do problema. Ao final dos encontros, os adolescentes elegem os membros dos comitês, que passam a atuar de forma sistemática, representando seus pares nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos seus direitos. A propostas debatidos nos grupos são apresentadas em plenária, e após serem aprovadas por todos os participantes, passam a integrar o plano de ações do comitê. 


Após os encontros, os membros dos comitês realizam reuniões, debates e videoconferências, participam de eventos, campanhas, oficinas, seminários e demais ações ligados à promoção, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e demais violação de direitos.  

Segue, abaixo, a relação de alguns municípios onde já existe Comapeti

Amapá: Macapá
Ceará: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Paracuru, Palhano
Bahia: Camaçari, Vitória da Conquista









Nenhum comentário:

Postar um comentário