terça-feira, 10 de março de 2020

ADOLESCENTES DO PIAUÍ PARTICIPAM DO FÓRUM ESTADUAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANITL

Nesta terça-feira (10/mar) aconteceu a primeira reunião ordinária (de 2020) do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil do Piauí. Além da reunião membros do Fórum, participaram da reunião adolescentes de Teresina (Iziane) e de Porto-PI (Isadora e Luiz Eduardo), membros  do Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Ceapeti-PI), bem como o Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima (MPT/CE), idealizador e coordenador do Peteca e mobilizador nacional dos comitês de adolescentes contra o trabalho infantil.

O colegiado aprovou a formação de uma comissão sobre aprendizagem profissional, formada por representantes do MPT, SRT, SENAI e SEMCASPI, a qual ficou encarregada de debater, propor e articular ações de fortalecimento da aprendizagem profissional no Estado do Piauí, no âmbito do Fórum. 


Outra deliberação do Fórum foi criação de Comissão de Participação e Protagonismo de Adolescentes, formada pelos membros do Ceapeti presentes na reunião (Iziane, Isadora e Luiz Eduardo), facultada a participação de outros adolescentes do referido comitê.  Os adolescentes do Ceapeti foram igualmente convidados para fazerem parte do grupo de WhatsApp do Fórum, no qual são compartilhas as principiais atividades dos órgãos e entidades integrantes do Colegiado.

Também foi deliberado a articulação de estudantes universitários para participarem das ações do Fórum. Como estratégia de engajamento serão agendadas palestras sobre trabalho infantil nas universidades de Teresina, principalmente nos cursos de Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia e Comunicação Social.

O Procurador do Trabalho Antonio Lima falou de sua participação na II Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil, que reuniu cerca de 200 mil pessoas na capital paraense no dia 01.03.2020, discorrendo sobre as estratégias de mobilização adotadas pela Desembargadora do Trabalho, Dra. Zuila Dutra, e pela Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, gestoras regionais do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, da Justiça do Trabalho, junto ao TRT da 8ª Região. Esclareceu que a iniciativa será replicada em Fortaleza e também no interior do Ceará. Com esse objetivo, o MPT mobilizará, através do Peteca, todos os municípios cearenses para que promovam mobilizações similares como uma das atividades alusivas ao 12 de junho. Igualmente serão mobilizados os vários segmentos do poder público e da sociedade civil para participarem da Marcha de Fortaleza, no dia 7 de junho de 2020. Outrossim, propôs que o Fórum do Piauí adote a mesma iniciativa. O Colegiado aprovou a proposta, tendo sido deliberado que o evento de Teresina será realizado no dia 6 de junho de 2020. Todos os integrantes do Fórum se comprometeram a mobilizar parceiros. O Ceapeti-PI promoverá a articulação dos adolescentes para participarem do ato.


Como ultimo ponto da pauta, a representante da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina (SEMCASPI), Franciana Beleense,  apresentou a experiência da Feira de Aprendizagem realizada em 2019, pelo Fórum de Santa Catarina. Foi proposta a realização de iniciativa similar no Piauí, no segundo semestre de 2020 ou no primeiro semestre de 2021. A Comissão de Aprendizagem analisará a proposta, que será oportunamente deliberada pelo Colegiado, em reunião ordinária.

Um comentário:

  1. Muito bom ver o trabalho fluindo sobre algo importante para nas crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir