sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Sete anos de participação e protagonismo


Em 23 de dezembro de 2015, o então adolescente Felipe Caetano, com apenas 14 anos, compareceu ao Ministério Público do Trabalho no Ceará e pediu uma reunião com o Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, iniciando uma parceria que resultou em muitas realizações e transformações em sua vida e nas de milhares de adolescentes.  

 

Em março de 2016 foi realizado o primeiro encontro estadual de adolescentes contra o trabalho infantil. Criou-se o comitê estadual (Ceapeti-CE): o primeiro do Brasil (e talvez do mundo). De abril a junho do mesmo ano foram realizadas oito conferências regionais e uma conferência estadual. 


Em 2017 aconteceu o encontro nacional e foi criado o comitê nacional (Conapeti). Em 2018 foram realizados encontros e criados comitês em outras 15 Unidades da Federação. No mesmo ano foram realizadas duas caravanas, com a participação de crianças e adolescentes do Nordeste, Sul e Sudeste, além do estado do Pará. Essa luta ganhou visibilidade a ponto de, no final do mesmo ano, a história de vida e de luta de Felipe ser apresentada no programa “Como Será?”, da Rede Globo, comandado pela Jornalista Sandra Annenberg.

 

Em 2019, Felipe foi convidado para representar as crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil ao redor do mundo, na Conferência Executiva do Unicef, na sede da ONU, em Nova Iorque.

 

Em fevereiro de 2021 foi agraciado com o Prêmio Inspiração, no Programa do Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Em abril, foi convidado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para uma reunião com líderes de 60 países, com intuito de debater sobre o  Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil. Fechando o ano, ele foi contemplado como um dos quatro cidadãos do mundo homenageados nos 75 anos do Unicef.


Atualmente, Felipe é Conselheiro Jovem do Unicef e estudante do Curso de Direito na Universidade Federal do Ceará, onde participa de projetos de extensão e grupos de estudo. Como ativista de direitos humanos e parceiro na luta contra o trabalho infantil, tem proferido muitas palestras para vários órgãos e entidades em todo o Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário