segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

JOVEM DO CONAPETI E NOMEADO ARTICULADOR DO SELO UNICEF EM JUAZEIRO DO NORTE

Na última quinta-feira (22/12), o jovem Pedro Henrique da Silva de Souza foi nomeado para a cargo de Articulador do Selo Unicef no Município de Juazeiro do Norte-CE. A nova função se soma a uma série de outras conquistas e espaços de participação e protagonismo do jovem, de apenas 19 anos, o mais jovem articulador da história de Juazeiro do Norte. Ao longo de 2022 Pedro atuou como articulador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) no município. Também é representante do Ceará junto ao Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), desde 2021.

Com oito anos de idade, Pedro iniciou sua participação e protagonismo na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em seu Município. Ele conta que a partir desse dia sentiu a necessidade de fazer mais. “É uma sensação extraordinária efetivar os direitos básicos da dignidade humana e sobretudo lutar pela efetivação através de uma educação de qualidade, do desenvolvimento social e contribuir com o Sistema de Garantia de Direitos”, contou.

Rede Peteca e Conapeti

Desde os 14 anos o Pedro Henrique tem se dedicado à luta contra o trabalho infantil, através do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Rede Peteca, bem como à garantia do direito à participação e ao protagonismo de crianças e adolescentes. Em 2017 foi um dos fundadores do Comitê Municipal de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Comapeti) de Juazeiro do Norte. Em 2019 passou a integrar o Comitê Estadual (Ceapeti-CE). Em 2021 foi eleito para representar o Ceará no Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti).

Outros registros merecem destaque no currículo do jovem Pedro Henrique: foi eleito prefeito Mirim de Juazeiro do Norte (2014/2018) e Delegado à Conferência Nacional da Educação Básica, em 2018. Em 2021 foi homenageado pelo Programa Criança Esperança, da Rede Globo,  por sua atuação como mobilizador de adolescentes.

Universidade

O ativismo de Pedro lhe possibilitou colocar-se no lugar de crianças e adolescentes  que são vítimas de trabalho infantil, violência  sexual e demais violações de direitos. “Isso foi decisivo para a escolha do curso universitário”, reconhece Pedro, que atualmente é aluno da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no curso  de Administração Pública e Gestão Social.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma certificação conferida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios que participam da iniciativa e cumpre a metas estabelecidas.  A certificação existe desde 1999 e tem por objetivo estimular gestões públicas a melhorar indicadores sociais de crianças e adolescentes. Recebem o documento as administrações municipais que reduzirem desigualdades e garantirem direitos. A Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são as principais referências utilizadas pelo Unicef na definição das diretrizes e dos critérios avaliados para a emissão do Selo, que já se encontra na sua 9ª edição


Nenhum comentário:

Postar um comentário